domingo, 13 de fevereiro de 2011

Receita da vez - Munguzá

Confesso que amo comidinhas regionais! Quando fui morar em SP sentia uma falta danada e sempre comentava com meus amigos das delícias nordestinas. Eis aqui a oportunidade de experimentar uma delas.

Munguzá é mais uma das inúmeras maravilhas que temos e é bem simples de fazer. Vamos lá?

Munguzá

(Foto: Reprodução)

Ingredientes:
500g de milho para Munguzá
200ml de leite de coco
1 lata de leite condensado
1 litro de leite
1 colher de sopa de manteiga
2 lascas de canela em pó
1 pitada de sal

Milho para Munguzá.

Canela em pau.

Modo de fazer:
Inicialmente deixe o milho descansar de molho de um dia para o outro. No dia seguinte troque a água e coloque-os na panela de pressão junto com a canela, cozinhando de 35 a 40 minutos (se a etapa de descanso de um dia para o outro for pulada deve-se acrescentar mais 35 min na pressão). Ao final desta etapa verifica-se se o milho está realmente macio, se não estiver deve-se levar ao fogo novamente por mais alguns minutos.
Com o milho macio acrescenta-se o leite condensado, o leite de coco, o sal, a manteiga, o leite e deixa ferver. Desligue o fogo, espere esfriar e pronto! Se desejar pode colocar mais leite condensado ou açúcar pra ficar mais doce.

A água a ser colocada na panela de pressão deve ser suficiente para cobrir todos os grãos e ficar com mais uns 4 dedos de acima do nível. Ao final é possível perceber que o milho praticamente incorporou toda a água.

Vamos tentar? Nada dessa história que não sabe cozinhar ok?

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário